sexta-feira, 2 de outubro de 2015

I was wrong... Awesome!

Havia lido no site CIC NEWS que a abertura das aplicações aconteceriam dia 1 de outubro, conforme trecho abaixo:

"The government of Quebec has announced that by October 1, 2015, a new online tool will be available for applicants for Canadian immigration through the Quebec Skilled Worker Program (QSWP). This tool will allow eligible candidates to complete and submit an application online."

Fonte: http://www.cicnews.com/2015/05/quebec-moving-online-application-system-skilled-worker-program-055177.html

Felizmente isso não aconteceu. Felizmente para mim, pois ainda estou correndo atrás de alguns documentos para envio e também ainda não fiz as devidas traduções juramentadas. A informação oficial é de que a abertura ocorrerá até o final do ano.

Queria aproveitar esse post para responder duas perguntas que tenho ouvido bastante.

1. É preciso uma oferta de emprego para imigrar para o Quebec?

A resposta é NÃO. Não é preciso uma proposta de emprego (apesar de ser ótimo). A proposta de emprego também atribui alguns pontos e te dá a possibilidade de fazer o processo a qualquer época do ano, mesmo que a cota já tenha sido atingida (6300 pessoas para 2015). No Express Entry uma proposta de emprego te dá 600 pontos! Para se ter uma ideia, na última chamada foram convidados participantes com 450 pontos (no total!).

1. É preciso saber francês para imigrar para o Quebec?

A resposta é ACHO QUE NÃO :). Pesquisei bastante em blogs, fóruns e até no próprio site do governo do Quebec, em NENHUM LUGAR diz que é obrigatório saber francês, o que você precisa é atingir a pontuação considerando os outros aspectos (educação, área de formação, idade, etc..). Eu considero que NÃO é necessário, tanto que irei fazer minha aplicação sem saber o idioma, pois ainda estou no início do curso. A única informação oficial diz que se você não enviar o resultado do TEF, TCF ou algum outro exame de proficiência em francês, você não ganhará pontos pelos conhecimentos da língua. Então isso me fez deduzir que não é obrigatório o conhecimento do idioma para IMIGRAR, uma vez que se fosse obrigatório ele não te daria a opção de fazer a aplicação sem a os resultados, certo?

Dito isso, é importante frisar que não é obrigatório para a imigração, maaaaaaaassss, o idioma oficial do Quebec é o francês e apesar de acreditar que é possível sobreviver lá só com o inglês, acredito que seria muuuito difícil (minha opinião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário